terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Passos de Percussão - Parte 1

      Pra retomar a dança com gosto, comecei o ano fazendo o curso de férias do Studio da Vanessa Castro, aqui em Curitiba mesmo. Todo ano tem, e faz um apanhado geral do que não costumamos detalhar tanto em aulas.

       Pra começar, escolhi o curso de percussão. Confesso que apesar de dizerem que toda dançarina gosta de percussao... essa é geralmente minha ultima opção. Entao por isso resolvi começar por esta modalidade pra justamente provar pra mim que eu consigo também.

       Ja na primeira aula, ja fomos lembradas de que Solo de percussão não é só schimie e tremidos.Fato primeira coisa que nos vem a mente são variações de schimies e tremidos. Mas não é só isso, tem muito mais. Temos as batidas secas, reverberadas, deslocamentos (porque percusão parada ninguém merece) e claro tem progressão.

    É muito assunto para um post só, então vamos dividir em 4 post citando os assuntos principais.

Começando com BATIDAS SECAS... Que no passar do tempo deixamos de usar por pensar que é Simples.

O que é isso?
       Consideramos batidas secas aquelas batidas de impacto, tipo um "DUM"! Que não tem nenhuma vibração ou ondulação. por isso Seca.

Batida Lateral
      É aquela batitinha que aprendemos bem no inicio. É preciso estar consciente do que é esse movimento Vamos separar em 2 partes de movimento. Assim:

Passo 1 -> Comece movimentando o quadril horizontal do centro para lateral. Seu quadril vai sair levemente do eixo.
Passo 2 -> Para voltar movimente horizontalmente o quadril para o outro lado.

Agora os detalhes:
     É uma batida. Então esse movimento horizontal precisa ter intensão, é forte. Imagine como se o "DUM" mais forte da percussão fosse acompanhar o seu quadril (e vice-versa).
    Fazendo o movimento continuo verá que o quadril se movimenta como se fosse um pendulo, de um lado a outro marcando com mais força as laterais.
   Alternando com o 1º movimento (do meio para fora) duplicado junto com o 2º movimento podemos ter uma nova variação, a de batida dupla, que claro também pode ser usada em percussão, mas já não seria uma batida seca.

Batida Frontal
    Semelhante à batida lateral, porém a intenção do movimento é para frente.
    Esse tipo de batida você pode usar como pequenos deslocamentos alternando entre ir para frente e voltar para trás. (Alias, batida frontal de costas é uma das variações que usamos pouquissimo, por isso pode surpreender o publico).
     Cuidado com a intensidade da intenção!!!! é para frente, mas conforme a intenção pode parecer que é para cima, e esse não é o objetivo neste momento.

Batida de Costas
    Apesar de ser "de costas" , não precisamos necessariamente estar de costas para o publico.
     É simples,, assim como na batida frontal, a intenção do movimento muda. Se antes era para frente, agora faremos para trás. Para isso tambem usaremos 2 passos :

     -> A perna de base deve estar alinhada com o corpo, a perna de movimento para trás. (Recomendasse meia ponta)
      -> movimente o quadril impulsionando do meio (eixo) para trás (este também pode parecer que é para cima, mas a intensão deve ser para trás)

Variações
     Pode usar como variação apenas alternando o lado da perna de movimento entre uma base e outra, se mantendo na lateral. Visualmente para palco fica um movimento muto bonito.

Batidas Duplas (mais conhecido por apenas Duplo)

        Vou citar aqui que o Duplo não é o mesmo do que 2 batidas. Teremos outro post especifico para este movimento. Mas hoje apenas citaremos o funcionamento.

         Mais uma vez com a mesma base da batida lateral, no caso do duplo, é como se quebrasse esse movimento ao meio, e em seguida continuasse de onde parou. Em aulas citamos como "um pouquinho - tudo" Assim:
 
    -> Passo 1 : movimento o quadril na horizontal do seu eixo até um pouco fora do eixo mas não muit longe. Pára.
     -> Passo 2 : De onde parou, prossiga até o fim do dum (conforme espaço que tenha).
Para voltar é o mesmo. Volta a té certa parte, "pára" , e prossegue dai até o limite.

É como se desse uma meia batida , e continuasse completando o movimento, por isso "um pouquinho... tudo".

Lembretes Gerais:

-> Todo movimento apresentado aqui o seu corpo precisa estar com a postura ajustada, com o quadril encaixado, coluna alinhada, pés lado a lado de forma confortável e joelho relaxado.
-> todos os movimentos citados podem ser usados em qualquer direção. Vai da sua criatividade.

Por hoje é só... Para o pr[oximo post veremos as "BATIDAS REVERBERADAS".


Beijão pessoal.

Jhuly Ribeiro

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Primeiro Passo: Sim. Eu posso!

     Antes de começar, quero dedicar este post à todas as pessoas que vivem ao meu redor.
     É, por incrivel que pareça, o que quero falar hoje atinge todas areas da minha vida, por isso vai para todos.voou exemplificar dos 2 campos principais, na Dança  e na Area de Tecnologia da Informação.

      Antes de parar a dança já havia escrito um esboço deste post.
      Por determinado periodo ajudei uma amiga com as aulas delas para alunas iniciantes. Eu adoro ver e rever o básico, e principalmente ensinar. Ela preferia passar as coisas mais desafiantes, e sequencias mais elaboradas , por isso surgiu a ideia da parceria.
      Nesse periodo, eu não parei de ter aulas, e observei algo comum, tanto em turmas iniciantes quanto em turmas avançadas. O que chamo de "tique do não consigo". Tenho certeza que qualquer pessoa que dança já ouviu isso. Funciona assim:

      Uma aluna nova chega e faz a aula experimental, em algum movimento "simples" como  um redondo por exemplo, a pessoa começa a dizer "ai eu não consigo", ou "será que consigo, eu sou muito dura". 

     A questão é:  Nós colocamos bloqueios em nós mesmos, e bloqueios que não existem!!!

    Gente, neste momento, vocês dançarinas de mais tempo podem e devem ajudar.
     Um simples "olha é só você fazer isso, e assim", já ajuda a tirar parte do bloqueio.
    A outra parte, depende da pessoa. É preciso acreditar, nós precisamos pensar que Sim, nós podemos!!

    Dias atras li um post da Ju Marconato, ela cita "Respeite o seu tempo". Repito o mesmo aqui.
    É preciso acreditar que pode o que quiser. Mas sempre respeite seu tempo.
   Alguns movimentos que sua professora faz parece magnifico, e quando você se vê no espelho com o mesmo movimento parece que não tem nada haver que é outra coisa. Mas é preciso ter paciencia, perseverança e muito treino.  Com certeza sua professora não aprendeu a dançar lindamente desta forma da noite pro dia.  
    
    Confesso que neste momento, terminei a faculdade e estou retomando a dança. E custei a aceitar que peguei o "tique do não consigo". Porque quem esta nesse estagio de "Ai eu não consigo", geralmente busca uma causa para não conseguir. Como eu tive essa parada de 1 ano e 4 meses,  o meu corpo já nao responde mais da forma como respondia 2 anos antes. E comentei a uma amiga psicologa e dançarina "Hellen eu não to conseguindo fazer nem um oito maia!! so pode ser porque engordei, e porque fiquei parada!!!" , e então ela disse: "Jhuly, você já pensou que pode ser psicológico?"
     Fato... Não só era psicologico como uma semana depois de treino meu corpo ja voltou a responder melhor.   
     Só o alongamento que ainda ta precisando de ajustes... Mas o importante é acreditar em si mesmo, e persistir.

    Bom agora voce deve estar se perguntando: "E o que isso tem haver com Tecnologia da informação?". Eu explico.
    Onde trabalho, temos uma equipe de Helpdesk que funciona como um canal de comunicação entre os colaboradores da federação e a nossa area de TI, além de atender alguns casos especificos com telefonia celular. Temos publicado alguns procedimentos, algumas orientações. Mas  há pessoas que sempre que ligam no heldesk exigem que sejam atendidos pessoalmente, não aceitam orientação por telefone.

  As desculpas são as mais variadas.
  As mais comuns são "Eu não sou muito boa com tecnologia" ou "Não entendo nada.", ou ainda de modo mais grosseiro "Se eu pedi pra vim alguem aqui, é porque não sei lidar com isso,eu não entendo!"

São todos "Auto-Bloqueios". E nunca é tarde para deixarmos estes bloqueios de lado.
O primeiro passo é sempre acreditar. Por isso diga comigo "Sim, Eu posso!!!".

E persista! Acreditar é só o primeiro passo.